osBochechas

X Zona de Socios
X Zona de Socios
OS PROTAGONISTAS
osBochechas osBochechas osBochechas osBochechas osBochechas osBochechas osBochechas
OS BOCHECHAS
Os seis irmãos, protagonistas principais de Os Bochechas, são Carlos, Filipa, Ana, Paulo, Sónia, Tatá e a sua inseparável mascote, Chispa.
Carlos
É o irmão mais velho. Tem 7 anos e é, portanto, o mais responsável e quem enfrenta as situações mais comprometedoras, ainda que a medo. É quem tem uma maior relação com o Chispa, o cão da série; é muito comilão, um pouco bruto e os seus brinquedos favoritos são os bonecos tipo “Supermúsculos”.
Filipa
Juntamente com Ana, a sua irmã gémea, é a segunda em idade (6 anos); é irrequieta, ativa, positiva e um bocadinho frívola; brinca tanto com carros telecomandados como com bonecas.
Ana
É parecida com a sua irmã gémea mas um pouco mais séria. Gosta das atividades tradicionalmente associadas ao mundo masculino: mecânica de automóveis, carpintaria, etc.
Paulo
É o terceiro em idade (5 anos). É tímido e não deixa que o vejam nu nem na sua intimidade. É o mais cerebral dos irmãos e um pouco despistado; gosta de instrumentos musicais e computadores, além de outros brinquedos do tipo “científico”.
Sónia
É a quarta em idade (3 anos). É caprichosa e um bocado mentirosa e intriguista; um pouco “terrorista”. Tem muitos mimos e gosta de princesas e de andar com coisas de senhoras: malas, sapatos de salto alto, batom. Os seus brinquedos favoritos são os relacionados com os salões de cabeleireiro e a estética.
Tatá
É o mais pequeno da família (9 meses). Ainda não fala nem anda. É um bebé sério, pouco dado às coisas próprias da sua idade; curioso; a sua companhia inseparável é a chucha; dá-se bem com o Chispa, provavelmente porque nenhum dos dois fala.
Chispa
É um cão de raça husky siberiano. Anda sempre entre os donos; a sua presença, embora seja discreta, faz-se notar. É um cão de peso, pouco dado a ladrar sem motivo.
PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
  • osBochechas
Papá Bochechas
Muito tranquilo e paciente, partilha habitualmente jogos com os seus filhos. Chama-se Daniel.
Mamã Bochechas
Doce e carinhosa, a mamã de Os Bochechas chama-se Amparo.
Avô Marcelo
É o avô materno e é casado com Balbina. É ruivo, como o Carlos e o Paulo.
Avó Balbina
Avó materna; é ruiva,tal como a filha, a Mamã Bochechas e as netas, as gémeas Ana e Filipa.
Avó Flora
É a avó paterna. Morena, como a Sónia, tem outro filho, Lisardo.
Avô Emiliano
Avô paterno de Os Bochechas e, portanto, marido da avó Flora. Tem o cabelo grisalho, tal como bigode, e gosta de contar histórias aos netos.
Tia Camila
Mulher do tio Lisardo e mãe dos primos Sarela, Ying e Kofi.
Tio Lisardo
Irmão do Papá Bochechas, é casado com a tia Camila e tem três filhos.
Prima Sarela
Filha biológica dos tios paternos.
Prima Ying
Filha adotiva dos tios paternos. É de origem chinesa.
Primo Kofi
Filho adotivo dos tios paternos. É de origem africana.
Fusco
Cães dos primos Sarela, Ying e Kofi.
Lusco
Cães dos primos Sarela, Ying e Kofi.
Tia Lupa
Irmã do Papá Bochechas; é casada com o tio Agostinho.
Tio Agostinho
Marido da tia Lupa e pai da Saladina.
Prima Saladina
Filha dos tios Agostinho e Lupa e prima de Os Bochechas. Ainda é um bebé, como o Tatá.
O AUTOR
Pepe Carreiro
PEPE CARREIRO
Ilustrador e desenhador, começou o seu percurso em 1977 com a banda desenhada O fillo de Breogán em A Voz do Pobo. Foi um dos fundadores de Can sen Dono, revista que dirigiu e colaborou com várias publicações como La Codorniz, Mundo Obrero, El Pueblo Gallego, Faro de Vigo, A Nosa Terra, La Voz de Galicia, El Correo Gallego, Tempos novos, Retranca ou a TVG, entre outras. Também publicou a saga "La retirada de Sir John Moore" na primeira etapa da revista Golfiño, que depois foi recompilada em formato álbum por Xerais. Mas, sem dúvida, a grande fama deste polifacético artista surgiu após o êxito arrebatador Os Bolechas, publicados desde 2000 e já se tornaram numa referência cultural na Galiza, com a sua série televisiva, os espetáculos de marretas e bonecos em carne e osso, o Autocarro Bochechas, a coleção de joias, os discos, etc.